10 curiosidades de O Fantástico Jaspion!
Pra quem viveu nos anos 90 e curtiu as inúmeras séries tokusatsu, como: Changeman, Flashman e tantos outros, temos 10 curiosidades pra matar a saudade de Jaspion.
O Fantástico Jaspion
Se você tem por volta de seus trinta anos de idade, com certeza vai se lembrar dele, O Fantástico Jaspion. O herói conquistou uma legião de fãs e dominou as tardes da extinta TV Manchete e da Rede Record, entre o final dos anos 80 e boa parte dos anos 90. A série também foi uma das responsáveis pela invasão de produtos japoneses em nossas telinhas, como os sucessos: Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco e tantas outras séries do mesmo seguimento. Vamos conhecer um pouco de sua história e também algumas curiosidades.
E para iniciar nossa viagem no tempo e entrar nessa nostalgia, confira abaixo o vídeo com a abertura do seriado na TV.
Conhecendo um pouco sua história!
A série no seu original possui o título de “Kyojuu Tokusou Jasupion”, que ao pé da letra, é traduzido como “Investigador de Monstros Jaspion”. Ela estreou no Japão no ano de 1985 e narrava a história de um viajante órfão, descendente de uma linhagem de heróis intergalácticos, que veio para nosso planeta Terra para impedir Satan Goss de conquistá-lo.
O herói foi interpretado por Hikaru Kurosaki e a série, em nosso país, recebeu o nome de O Fantástico Jaspion. Ele era acompanhado em suas aventuras por sua amiga Anri que ganhou vida através da atriz Kyomi Tsukada e pela monstrinha Miya.
Satan Goss tinha seu filho, MacGaren, como chefe de seu exército e um dos maiores inimigos de Jaspion. Os fãs iam à loucura quando os dois batalhavam, pois ambos faziam o uso de suas armaduras.
Jaspion invadiu o Brasil, com enorme sucesso nos anos 90, não apenas na televisão, mas também com inúmeros produtos com sua marca como: álbuns de figurinha, fitas VHS, fantasias, entre tantos outros produtos que foram recordes de venda. Dessa forma, se tornou o carro chefe na programação da TV Manchete, na época, chegando a ser exibida três vezes ao dia.
Em nosso país, teve 46 episódios e foi dublado pelo ator Carlos Takeshi, que ficou marcado como a voz do personagem. Confira abaixo algumas curiosidades do Fantástico Jaspion.
Antes de começarmos, confira o vídeo de encerramento da série.
10 curiosidades de Jaspion!
1 - Enquanto no Brasil, a série foi um estrondoso sucesso entre as crianças, em seu país de origem, o Japão, Jaspion foi um fracasso total, sendo cancelado com seus 46 episódios. Normalmente, séries desse seguimento duram em torno de 50 episódios, no total.
2 - A série só veio para nosso país através de um empresário japonês, dono de uma vídeo locadora, que locava para seus clientes, fitas gravadas do seriado e fazia muito sucesso entre eles. Ao tentar trazer de forma oficial aos canais brasileiros, Globo e SBT recusaram, e apenas a TV Manchete foi convencida pelo falecido Beto Carreiro, amigo do empresário japonês, a trazer a série para o Brasil.
3 - O Sucesso da série foi tanto na TV Manchete, que chegava a incomodar a novela das oito, na Rede Globo.
4 - Com tanto alarde causado por Jaspion, a TV brasileira tentou emplacar a série Spielvan com o nome Jaspion 2, mesmo a nova série não tendo nada a ver com sua antecessora, não obtendo o mesmo sucesso.
5 - O seriado é do tipo Tokusatsu, gênero famoso de séries live-action de super-heróis produzidos no Japão, e se define pelo estilo Metal Heroes, onde há apenas um herói e o mesmo veste armaduras de metal. Essa tradição continua no Japão, sendo lançada, pelo menos uma série do estilo, por ano.
6 - O ator que interpretou o Jaspion, Hikaru Kurosaki nunca chegou a vestir a armadura do herói, que foi vestida apenas por seus dublês.
7 - Jaspion combatia os monstros gigantes com o robô mais conhecido dos Tokusatsu no país. Todas as crianças gritavam seu nome: Gigante Guerreiro Daileon.
8 - Outras emissoras acabaram exibindo a série, além da TV Manchete, após a emissora fechar suas portas, como a Rede Record e a CNT/Gazeta, todas em busca do mesmo sucesso obtido pela Manchete.
9 - Toda vez que o vilão Satan Goss aparecia para transformar os monstros em seres maléficos, tínhamos o dublador narrando a famosa frase “Satan Goss tem o poder de enfurecer os seres e transformá-los em monstros incontroláveis”.
10 - O personagem Myia, a monstrinha que ajuda Jaspion em suas missões, tem seu visual muito parecido com os famosos Teletubbies, lançados anos mais tarde. Coincidência ou não, acabou sendo uma grande homenagem à personagem.
Espero que tenham gostado das curiosidades, e para quem é fã ou apenas quer conhecer a série, é só digitar no Google que existem vários links para assistir online. É possível ainda, adquirir o box, em DVD, à venda no país.