30 anos de muita história! Meteoro de Pégaso!
Me dê sua força Pégaso, Meteoro de Pégasoooo... Quem nunca ouviu esse grito clássico do personagem Seiya? Comemore os 30 anos de Cavaleiro dos Zodíaco conosco.
Parabéns pra você, Pegasus Fantasy...
Essa matéria é para as várias gerações de fãs desse anime que encantou crianças e adultos, desde a época da extinta Rede Manchete até os dias atuais, onde a internet disponibiliza todo material original e legendado, e até mesmo o que existe de mais inédito dos Cavaleiros do Zodíaco.
A série animada está completando, neste mês de julho, seus 30 anos de existência, idade também completada no ano passado pelo mangá, que deu origem ao anime. Vamos conhecer um pouco da trajetória dos cavaleiros protetores de Atena.
Criado por Massami Kurumada, o mangá chegou pela primeira vez nas bancas em 26 de novembro de 1985 pela revista Shonen Jump no Japão.
A história do mangá gira em torno de um garoto japonês enviado a Grécia para se transformar em um Cavaleiro destinado a proteger a deusa Atena. Com uma hierarquia grandiosa entre os guerreiros, Os Cavaleiros do Zodíaco se dividem em diferentes classes: de bronze, de prata e a mais forte de todas, de ouro, que representam os doze signos do zodíaco.
Cavaleiros do Zodíaco no Brasil
No Brasil, passamos a conhecer a clássica animação em 1994, mais de oito anos após o lançamento no Japão. Logo virou febre nacional na TV Manchete, junto a outros animes de sucesso como Yu Yu Hakusho e Sailor Moon, o que fez com que o próprio mangá chegasse por aqui no início do século XXI pela Editora Conrad e posteriormente pela Editora JBC.
O sucesso de Os Cavaleiros do Zodíaco se estende por anos. Prova disso foi o lançamento privilegiado em nosso país, em 2014, do primeiro filme totalmente em computação gráfica dos heróis e dublado em nosso idioma, intitulado “Lenda do Santuário”.
Outro exemplo ocorreu recentemente com a Toei, estúdio responsável por todo material de Saint Seiya (nome original da obra). Foi lançado oficialmente, em nosso país, os episódios da sua nova animação “Alma de Ouro” em streaming, totalmente legendado para o português. Não foi preciso esperar que algum fã traduzisse e legendasse o anime. Os 13 episódios foram disponibilizados.
O legado continua!
Mesmo com tanta história já contada, Os Cavaleiros do Zodíaco não dá sinal de que irá acabar tão cedo, pois ainda serão lançandas duas séries no Japão e novos projetos ainda estão por vir, através da Toei Company. O mangá, inclusive, continua sendo publicado com a sequência da história original, após os eventos finais mostrados na saga de Hades.
A publicação recebe o nome de Saint Seiya: Next Dimension e ignora a trama desenrolada no filme Prólogo do Céu. Ainda não há informações sobre adaptação para a TV, mas não deve demorar para que isso ocorra.
O mangá está a cargo da editora JBC no Brasil.
Curiosidades!
Em homenagem aos 30 anos desse fenômeno, vamos conferir 10 curiosidades:
1 – O sucesso da série no mundo é algo indiscutível e para que isso pudesse acontecer, foram feitas algumas adaptações. O próprio título foi alterado de Saint Seiya para Knights of the Zodiac, em inglês e Os Cavaleiros do Zodíaco, em português. E deu certo, né!
2 – Quem não se lembra do famoso grito na abertura: “Saint Seiya!”, pois bem, ele foi mantido em diversos países que fizeram suas versões dubladas em seus idiomas por outros artistas. No Brasil, Edu Falaschi, ex-vocalista do Angra, fez uma das versões mais respeitadas, pois o cantor manteve a sonoridade original e o estilo do anime. O tema de abertura tem o nome de Pegasus Fantasy – Saint Seiya.
3 – A série mistura em seu enredo a mitologia grega e a nórdica.
4 – Ao todo, a história precisou de 28 volumes para ser contada nos mangás. A série animada utilizou-se de 114 episódios para adaptar os 18 primeiros volumes e os outros 10 precisaram de 31 OVA's (Original Video Animation).
5 – No decorrer dos anos, as armaduras tiveram vários sucessores, ao contrário da armadura de fênix onde o único a utiliza-la foi o Ikki.
6 – No mangá não existe a saga de Asgard, sendo criada apenas para distanciar o anime do mangá, permitindo assim que Kurumada terminasse sua saga de Poseidon nos mangás.
7 – Inicialmente não teríamos a personagem Saori, pois Athena existiria apenas em metáfora e cada um dos cavaleiros deveria encontrar sua própria deusa, em seu interior, para elevar seus cosmos.
8 – O personagem Saga de Gêmeos não utilizou seu famoso golpe, Explosão Galáctica em toda a série animada clássica. Isso só veio a acontecer no filme A Batalha de Abel.
9 – A ideia original de Kurumada acabou sendo utilizada agora com o lançamento de Almas de Ouro, novo anime da série. Isso porque, no início, o autor queria os Cavaleiros de Ouro como protagonistas, ideia que foi posteriormente alterada, com o protagonismo dos Cavaleiros de Bronze.
10 – O mangá Next Dimension quebrou um mito que os fãs tinham sobre a casa de Touro. Muitos acreditavam que todos os protetores antepassados da casa mantinham o nome de Aldebaran, o que provou não ser verdade, pois em Next Dimension, o cavaleiro protetor da casa de Touro chama-se Ox.
Confira abaixo um vídeo com todas as aberturas do anime, cantada em nosso idioma, e relembre sua infância.