A DC está construindo seu Universo Estendido nos cinemas e Esquadrão Suicida é o terceiro filme a entrar para essa jornada (os filmes O Homem de Aço e Batman vs Superman: A Origem da Justiça foram os primeiros). Mesmo o filme dividindo opiniões entre as críticas, há momentos de pura diversão e cenas memoráveis.
Confira nossas 10 melhores cenas em Esquadrão Suicida:
O filme trouxe um estilo que nunca foi visto em nenhum outro filme da DC: a introdução dos integrantes da Força Tarefa X, apresentada por Amanda Waller.
O diretor David Ayer não perdeu a oportunidade e relacionou as principais características e habilidades de cada personagem de uma maneira resumida e com muito humor. As introduções são bem rápidas e não dá tempo de ler tudo. Teremos que ver novamente quando o filme for lançado em Blu-ray para pegar todos os detalhes.
Os membros do esquadrão estão em um bar, reunidos em um último momento de descanso antes da batalha final para salvar a humanidade. Uma oportunidade perfeita para explorar um pouco mais do passado de alguns personagens. Descobrimos, por exemplo, que El Diablo matou sua família inteira com suas habilidades quando perdeu o controle.
Há dois momentos específicos que se destacam aqui. Primeiro, a Arlequina fala que todos são bonitos por fora, mas feios por dentro, exceto o Crocodilo, que devido a sua natureza, é feio dos dois lados. Nesse momento, o homem antes conhecido por Waylon Jones diz que isso não é verdade, que ele é bonito tanto por fora quanto por dentro. É um dos poucos momentos que vemos Crocodilo interagindo com seus companheiros.
E agora para a segundo momento da cena do bar.
O Pistoleiro descobre o dossiê da missão, colocando Rick Flag contra a parede. Rick, sem alternativa, explica em detalhes sobre a missão, inclusive seu romance com a Dra. June Moore. Depois, em um ato de confiança, ele destrói o dispositivo que controla as micro-bombas implantadas no pescoço de cada membro. Ele fala que todos estão livres para partir, mas ele irá continuar com o resgaste de sua namorada possuída. Todos os membros, mesmo estando livres, decidem continuar com a missão, exceto por Capitão Bumerangue, que vai embora sem nem esperar Rick terminar de falar.
Na cena logo em seguida, Capitão Bumerangue já está caminhando ao lado da equipe novamente. Essa é segunda parte da piada, ele é um bumerangue, ou seja, sempre voltará.
Durante os trailers, podemos ver que o Batman faria uma participação especial no filme, e um pouco antes do lançamento de Esquadrão Suicida, houve um rumor que talvez o ator Ezra Miller (Flash) estaria presente.
A presença de um segundo membro da Liga da Justiça em Esquadrão Suicida foi muito bem-vinda. A cena é bem rápida e mostra o Flash capturando o Capitão Bumerangue enquanto ele tentava fugir após roubar um banco.
Mesmo a cena sendo bem curta, ela apresenta seu grau de importância para o Universo Estendido da DC. É a primeira vez que vemos Barry Allen combatendo o crime e mostra que ele já estava empenhado nisso bem antes de Bruce Wayne recrutá-lo para a Liga.
Essa cena foi dirigida por Zack Snyder, diretor do filme da Liga da Justiça.
Chato Santana recusou-se a utilizar seus poderes durante boa parte do filme. Como explicado na cena do bar, essa foi a forma que ele encontrou para se penalizar após ter matado sua família. Na cena que eles são atacados por inúmeros monstros controlados pela Magia, ele simplesmente se esconde e acaba não ajudando em nada.
Um pouco mais a frente no filme, podemos ver um pouco de suas habilidades após ele ser pressionado pelo Pistoleiro, mas ainda está longe do que ele realmente pode fazer. Somente no final do filme, no encontro do esquadrão com a Magia e seu irmão, Incubus, é que somos apresentados a tudo que El Diablo pode fazer.
Ele finalmente libera todo seu poder, transformando-o em um ser gigante, envolto de fogo, do mesmo tamanho que seu inimigo. Ele quase dá conta de derrotar Incubus sozinho em uma cena de tirar o fôlego.
O filme gasta bastante tempo de tela detalhamento o relacionamento da Arlequina e Coringa, o origem de seu amor, e o motivo deles se importarem tanto com o outro (de sua maneira doentia e distorcida). Depois de mostrar o Coringa "seduzindo" a Dra. Harleen Quinzel em Arkham Asylum, podemos ver outro flashback onde os dois estão em Ace Chemicals. O Coringa pergunta para a Arlequina se ela morreria por ele. "Sim", ela responde rapidamente, fazendo com que o vilão ache isso muito fácil. "Você morreria por mim?', ele pergunta novamente.
Harley então se joga em um tanque cheio de produtos químicos, reencenando a origem do próprio Coringa e dando um toque final a sua transformação em Arlequina.
A cena foi baseado nos quadrinhos dos Novos 52. Nos quadrinhos, o Coringa atira Harley no tanque, mas no filme, ela decide se jogar por escolha própria.
A cena onde Amanda Waller apresenta a Magia para várias pessoas do governo e militares é uma das sequências mais efetivas e criativas do filme. Podemos ver a Dra. June Moore transformando-se pela primeira vez na bruxa ancestral, conhecida como Magia (Enchantress, no original).
É um dos efeitos mais simples de Esquadrão Suicida, mas muito bem pensado e executado. Após June entoar o nome da feiticeira, uma mão negra surge do nada, entrelaçando com a mão da doutora e logo em seguida, quando a câmera volta para a personagem, é a Magia que vemos no lugar de June.
O resto da cena também foi bem criativa: para mostrar as habilidades da feiticeira, Amanda ordena que a "garota" faça alguma coisa e em um piscar de olhos, ela consegue roubar um arquivo altamente confidencial de posse do inimigo. Logo em seguida, ela injeta alguma coisa no "coração" da Magia (que está guardado em uma valise), provando que a Amanda não consegue controlar a feiticeira completamente.
Assim que a missão foi completada e tanto a Magia como o Incubus foram exterminados, todos pensam que estão totalmente livres, mas Amanda Waller surge do nada para acabar com a festa do esquadrão (essa mulher não dá um minuto de sossego). A equipe volta para sua "casa", a prisão de Belle Reve, mas cada um consegue extrair uma única recompensa de Amanda.
Arlequina pede uma máquina de café expresso, permitindo-lhe ler confortavelmente um romance, enquanto aprecia sua cafeína. Crocodilo solicita que uma televisão seja instalada em sua cela no esgoto. Por último, o Pistoleiro que além de conseguir acesso a todas as cartas de sua filha, também ganha o direito de fazer uma visita para a menina. Ele tenta ajudá-la com um tarefa de geometria, usando um exemplo de como assassinar um alvo para explicar o conceito de ângulos.
Há vários pontos onde podemos comparar esse filme com algum outro do universo da Marvel, como por exemplo, Esquadrão Suicida é bem mais humorado que seus dois antecessores. Uma ideia que a DC pegou emprestada da Marvel foi o uso da cena pós-crédito para dar um gancho em outro filme dentro do mesmo universo.
Nesse caso, Amanda Waller está jantando com Bruce Wayne no mesmo restaurante mostrado no começo do filme. Bruce quer os arquivos que Amanda coletou sobre os meta-humanos ao longo do tempo, e em troca ela pede proteção pelas consequências que terá que enfrentar devido aos eventos ocorridos da missão da Força Tarefa X. Essa pequena cena é a cola que une os eventos dos três filmes da DC ao recrutamento da Liga da Justiça.
Quando Bruce está saindo do restaurante, Amanda deixa bem claro que ela sabe que ele é o Batman. Ele simplesmente responde que ela deve encerrar definitivamente as atividades do esquadrão, ou ele e seus novos amigos encerrarão por ela.
O Pistoleiro é um cara incrível, e a escolha de Will Smith para interpretá-lo foi certeira. Quando o esquadrão depara-se com seu primeiro desafio, uma leva de incontáveis monstros controlados pela Magia, podemos ver cada membro da Força Tarefa X ajudando a destruir todos eles.
Logo depois, o Pistoleiro sobe em cima de um carro e começa a atirar numa horda de inimigos incessantemente. Alternando entre pistolas e rifles, ele honra a introdução que Amanda faz dele no começo do filme. Os outros militares param e só ficam observando o Pistoleiro acabar com todo mundo. Com certeza é a melhor cena de ação de todo o filme.