Haikyuu foi escrita e ilustrada por Haruichi Furudate no Japão e foi publicada pela Weekly Shõnen Jump.
Entre 2012 e 2016 foram um total de 22 volumes lançados do mangá, contando a história Shoyo Hinata. Ele se apaixona pelo Voleibol após assistir a um jogo do campeonato nacional pela TV.
Hinata não tem uma altura muito favorável ao esporte, porém ele é determinado a seguir os passos do seu ídolo do campeonato, o “Pequeno Gigante”. A partir daí ele cria um clube de voleibol e começa a praticar o esporte, até que mais cinco personagens se juntam a ele, formando o um time que disputaria seu primeiro torneio.
Claramente a equipe de Hinata foi vencida pelos favoritos do torneio, conhecido como “Rei da Corte”, Tobio Kageyama. A derrota faz com que Shoyo busque superar Tobio e derrotá-lo.
A série foi adaptada para o anime em 2014, com três temporadas que foram até dezembro de 2016, com um total de 60 episódios.
1 – O autor de Haikyuu tinha dificuldade desenhar algumas posições de ataques no mangá, além do suor nos personagens. Em troca, ele pedia a outro desenhista para fazer estas cenas e o recompensava com ramen.
2 – O personagem Yamaguchi conta com alguns pontinhos marcados em seu rosto, o que muitos pensavam ser sardas. Porém segundo o autor, elas são acnes ou seja, espinhas.
3 – O anime conta com várias cenas em que os personagens parecem ser assustadores, isto ocorre por que o criador Haruichi Furudate é fã do gênero terror.
4 – Hinata tem uma grande característica de quando está assustado, ele sempre busca alguém próximo a ele para se esconder atrás.
5 – Haruichi Furudate considera os personagens Kiyoko e Oikawa como os mais difíceis de desenhar por conta de sua boa aparência.