Conheça o Bebê de Dean Winchester
Conheça a história por trás do ícone Chevrolet Impala, o queridinho do Dean Winchester no seriado Supernatural.
Algumas séries de TV encantam pelo seu enredo, outras pelos seus personagens principais, mas algumas séries além de tudo isso tem como cereja do bolo algo que para muitos é espetacular.
Levante a mão quem nunca assistiu o seriado Sobrenatural sem olhar aquele Chevrolet Impala e dizer: "Puts, que carro maneiro!".
Hoje vamos deixar um pouco de lado as discussões sobre o fantástico mundo dos heróis, fantasmas, espíritos, anjos, demônios e vamos focar numa coisa apenas, a única ferramenta que esteve em todos os episódios com os irmãos Winchester.
A ferramenta em questão é um Chevrolet Impala 1967, o xodó de Dean Winchester.
A história que existe por trás da compra do Impala da família Winchester todos já sabem, mas em quais circunstâncias este ícone foi fabricado é o que vamos discutir agora.
Em 1955, a Chevrolet observou em sua volta os concorrentes fabricarem carros de alto padrão, com linhas clássicas, tecnologia de ponta no qual ela precisava se atualizar.
Vendo isso a Chevrolet em 1957 traz para sua linha de fabricação o Impala, um sedan de grande porte, com acabamento top de linha e traços futuristas para a época. Possuía embaixo do capô um V8 big block com 5,7 litros e 315 cavalos de potência em sua configuração máxima. A sua extravagância era notada no seu desenho arrojado e com seus faróis duplos, característica esta que permaneceu até o final de sua produção em 1985. Rapidamente tornou-se um símbolo de desempenho, conforto e luxo nos anos 60 e logo destacou-se nas propagandas, participando de vários filmes da época.
Em 1961 nascia a versão esportiva do então consagrado GM, vinha para o mercado a inscrição SS em seu nome. Só assim a Chevrolet tinha um carro à altura para competir com seus outros dois concorrentes, Ford e Dodge, concorrência esta que atravessava as vendas e chegava até as pistas dos EUA. O SS estreava com um V8 de 409 polegadas cúbicas debaixo do capô, iniciando assim a frenética luta com os concorrentes até inicio dos anos 70.
Em 1964 o Impala continuaria sendo um modelo diferenciado, com duas versões: Sport Coupe e Conversível, porém seria lançado também o Pontiac GTO, veículo fabricado pelo braço da General Motors Company, modelo esportivo e mais barato do que o nosso veterano, deixando assim o já renomado modelo SS com problemas de aceitação pelo público.
Outro fator culminante que veio prejudicar o Impala SS foram as opções encontradas em outros ícones do asfalto, tais como Ford Mustang, Dodge Charger e Challenger, fazendo nosso esportivo perder ainda mais seu brilho.
Em uma jogada de mercado, a Chevrolet buscando agradar todas as classes econômicas e assim retomar a liderança nas vendas, lança o Impala Caprice, uma versão idêntica ao Impala convencional, porém sem muitos detalhes de acabamento, deixando-o mais barato sem perder a "pegada" dos famosos motores V8 Chevrolet. Versão esta que em 1967 seria o mais famoso Impala das telinhas.
O ano de 1967 é o ano do nosso Metallicar, sendo ele correspondente da terceira geração de Impalas. As opções de motores eram somente duas, o 396 com 325 hp e um 427 de 385 hp, e contavam com alguns opcionais de segurança, como modificações nos freios e coluna de direção com absorção de impacto, modificações estas que ajudaram nossos amigos Winchester várias vezes.
Em virtude das baixas vendas do modelo esportivo, a Chevrolet decide encerrar a produção dos modelos SS optando apenas por fabricar os modelos "full size" de luxo.
Na década de 70, mais precisamente em 1974, o designer do Impala apresentou modificações, deixando de ser um luxuoso e gigantesco carro, passando a ser mais compacto, seguindo as tendências da época.
A fabricação do Chevrolet Impala se deu até 1985, quando foi encerrada a sua fabricação. Em 1994 a 1996 a Chevrolet lança novamente o Impala SS e em 2000 nomeia o maior de seus carros como Impala, sendo produzido até os dias de hoje.
Mesmo que a Chevrolet possua em sua fábrica atual um veículo chamado Impala, esse nunca chegará aos pés do verdadeiro Metallicar.
Renan Souza
22/06/2016 - 06h06