Conheça um pouco dos Batmóveis dos cinemas e séries!
Confira detalhadamente todos os batmóveis usados pelo Homem Morcego ao longo dos anos.
Batman ganhou uma nova roupagem nos cinemas, interpretado pelo ator Ben Affleck. A aprovação do personagem é unânime entre os fãs, foi uma versão perfeita e queremos muito mais de Affleck no papel nos próximos filmes.
Mas, antes de Ben Affleck assumir o manto, tivemos outras versões do Homem Morcego nos cinemas e na TV. Cada Batman teve sua adaptação feita e todos eles tiveram em comum o famoso Batmóvel, que sempre conquistaram o público pelos seus formatos bacanas e suas armas poderosas.
Mesmo nos quadrinhos, o carro do Batman já chama a atenção dos fãs e é sempre uma peça de desejo na coleção de qualquer admirador do personagem. Nessa matéria vamos relembrar os diferentes modelos que o Batmóvel teve nas telonas e nas telinhas, confira:
A série clássica de TV dos anos 60
Com 120 episódios gravados e 1 longa metragem derivado do show, Batman foi lançado em 1966, mostrando um lado mais cômico dos personagens Batman e Robin e toda sua galeria de vilões. O Batmóvel sempre esteve presente em todos os episódios.
O veículo utilizado na série se tornou o mais icônico da história da televisão. Foi um grande desafio para a produção transformar um carro conceitual da Ford no famoso carro da dupla dinâmica.
Como base, foi usado um Ford Lincoln Futura para dar vida ao Batmóvel, que foi desenvolvido pelo mecânico George Barris em 1965 à pedido dos produtores do seriado. Projetado para ser mais do que um “carro icônico e veloz”, o veículo tinha uma ampla carroceria, permitindo que todos os dispositivos usados como artilharia pudessem ser escondidos. A clássica turbina na traseira do Batmóvel também foi adicionada, juntamente com as barbatanas, dando a aparência de um morcego.
Este carro tornou-se tão icônico para os fãs, que o modelo utilizado nas gravações da série foi leiloado por 3,47 milhões de euros no estado do Arizona em 2013.
Batman 1989 e Batman O Retorno 1992
Os filmes dirigidos por Tim Burton foram sucesso de bilheteria para a época.
O famoso veículo usado para o filme mostra uma versão bem diferente do que tínhamos na série dos anos 60, distanciando-se bastante da versão clássica do Batmóvel. Projetado por Anton Furst, o novo Batmóvel utilizou o chassi de um Chevrolet Impala movido por um V8. Modelado com um longo capô, uma entrada de ar em formato de turbina e para-lamas dianteiros para lembrar mandíbulas, a versão apresentada foi um Batmóvel muito mais robusto.
Como não poderia faltar, o carro era equipado com inúmeros itens: bombas esféricas, lançadores de discos, arpões, entre outras armas, tudo para ajudar Batman em suas missões. O mesmo modelo foi utilizado nos dois filmes de Tim Burton: Batman e Batman: O Retorno.
Batman Eternamente de 1995
Com a saída de Tim Burton da direção, o novo filme trouxe algo muito mais carregado e com um aspecto muito mais orgânico. Joel Schumacher, o novo diretor, escalou a designer Barbara Ling para desenhar o novo Batmóvel. A nova versão manteve um V8 Chevrolet por baixo do capô, com um visual que parecia ter costelas e asas em sua traseira.
Batman e Robin 1997
Para o quarto filme de Batman nos cinemas, tivemos um Batmóvel ainda maior em comparação aos seus anteriores: tinham algo em torno de 9 metros de comprimento e foi inspirado em um Jaguar D-Type e no Delahaye 165. O chassi utilizado foi de um carro de corrida da Nascar e o motor ainda foi um V8 Chevrolet.
O filme todo foi bem criticado por ser extremamente carnavalesco e cheio de coisas que hoje são motivos de vergonha para os fãs. O Batmóvel não ficou atrás, sendo quase um carro alegórico com tanta luzes e neon instaladas.
Batman Begins 2005, Batman O Cavaleiro das Trevas 2008 e Batman O Cavaleiro das Trevas Ressurge 2012
Depois de Batman e Robin afundar nos cinemas devido ao fiasco nas bilheterias e as duras críticas, Christopher Nolan assumiu as rédeas na direção. Foi feita uma nova trilogia para o personagem, dando aos fãs algo grandioso que todos amam até hoje, devido ao resultado apresentado.
Com uma trilogia fechada e um universo próprio criado para o personagem, Nolan priorizou o realismo em seus filmes. Nathan Crowley foi contratado para projetar o novo Batmóvel, apresentado um carro bem diferente do que estávamos acostumados.
O veículo do Batman passou a ser um tanque, baseado em uma tecnologia desenvolvida para o exército que acabou dando certo e foi adaptado por Bruce Wayne para atender suas necessidades. Conhecido como Tumbler, o novo Batmóvel conquistou os fãs e tornou-se uma marca registrada dos filmes de Nolan para a trilogia O Cavaleiro das Trevas.
Foi utilizado um motor V8 Chevrolet de 400cv para dar conta das 2,5 toneladas do veículo. Capaz de chegar aos 100km/h, possuía uma blindagem pesada e pneus Hoosier de 44 polegadas, dando um visual agressivo ao veículo. Inspirado em uma Lamborghini, o Tumbler foi equipado com duas metralhadoras e ainda tinha a capacidade de se tornar uma moto, batizada de Batpod nos filmes. Foi um sucesso total entre os fãs.
Batman vs Superman 2016
E com um novo Batman, temos um novo Batmóvel que reuniu os aspectos que ficaram famosos pelo Tumbler e um pouco dos filmes de Tim Burton.
Zack Snyder, o diretor do filme (agora sob direção do próprio Ben Affleck) trouxe um Batmóvel de 3.991 kg, alcançando uma velocidade de 330 km/h. O Batmóvel foi criado pelo designer Patrick Tatopoulos, Kevin Ishioka, Ed Natividad e Joe Hiura, e construído por Dennis McCarthy.
Para as gravações, foram feitas cópias do modelo, usando como base um Dodge Ram Dually com placas de metal para aproximar os carros do tamanho real do Batmóvel.
O novo Batmóvel agradou a todos os fãs, principalmente quando o vimos em ação na cena de perseguição de Batman vs Superman.