Com a exibição do episódio 80 de Dragon Ball Super intitulado como “Desperte seu espírito de Batalha Adormecido! A Luta de Son Gohan!”, foi possível entender os reais motivos do Torneio do Poder organizado por Zeno-Sama após o pedido de Goku.
A nova saga iniciou-se após Goku ter pedido pessoalmente ao poderoso Zeno-Sama, dado como o Deus maior de todos os universos, a realização de um torneio de artes marciais contando com os guerreiros mais fortes de todos os 12 universos.
O que Goku não esperava era que uma das regras deste torneio seria, a eliminação dos universos que vierem a perder suas batalhas. Mesmo assim nosso Saiyajin preferido, se manteve empolgado com as batalhas que estariam por vir, e escolheu Gohan e Majin Boo, para se juntarem a ele nas primeiras batalhas de exibição para Zeno-Sama em preparação para o grande torneio.
Com todo o enredo da saga Sobrevivência do Universo se desenrolando, o que vimos no episódio que marcou o retorno de Gohan as lutas, foi que algo muito maior está por vir. O torneio de artes marciais solicitado por Goku, acabou se tornando apenas uma forma de solução fácil para Zeno-Sama que revelou ter um enorme problema para resolver com os universos.
A reunião dos 12 universos se deu necessária para a revelação de que seus ranks mortais estavam totalmente desbalanceados. Os Zeno-Samas (São dois Zenos já que Goku trouxe o Zeno-Sama do futuro para viver com o do presente!) classifica os universos em um ranking que se baseia na “Evolução” dos mundos habitados.
Com isso, Zeno-Sama pretende extinguir os universos que perderem as lutas já que estes mundos não evoluíram o suficiente para se manterem equilibrados com os demais universos. Porém alguns destes universos como o 1,5,8 e 12 estão fora dessa ameaça de destruição por serem os únicos com média alta no ranking.
O universo a qual Goku e seus amigos pertencem é o sétimo que se mantém como o segundo pior pontuado, com média de 3.18, na frente apenas do universo 9 com 1.86.
Daishinkan, ajudante e representante de Zeno-Sama deixou claro que a destruição dos universos perdedores incluirá além de todos os seres vivos, os Deuses da Destruição representantes de cada um deles. Os únicos poupados serão os anjos, como Whis, deixando claro a diferença de posições entre eles.
Dragon Ball Super conseguiu trazer uma enorme saga para sua mitologia e que está apenas começando. O último episódio exibido foi muito além do que o esperado retorno de Gohan e que não deixou nada a desejar. Ótimo episódio, e muita coisa ainda está por vir e a ameaça não poupa nem o poderoso Bills.