Família Dinossauros comemora 25 anos em 2016

Família Dinossauros comemora 25 anos em 2016

Conheça 20 fatos curiosos sobre a marcante série dos anos 90.

Conheça a Família Dinossauros

346-307-familia-dinossauros-comemora-25-anos-em-2016-tb

Nos EUA, Família Dinossauros estreou em 26 de abril de 1991. Já no Brasil, o seriado chegou às telas em 1992 pela Rede Globo. Hoje ainda pode ser assistido pelo Canal VIVA às 11h da manhã, de segunda a sexta, com reprises às 3h45 da madrugada.

Jim Henson (criador dos “Muppets” e dos personagens da “Vila Sésamo”), unindo-se à Disney, foi o criador original de Família Dinossauros. Com a ajuda de Michael Jacobs (produtor, roteirista, criador, produtor executivo, conselheiro técnico e produtor associado) e Bob Young (criador, roteirista, produtor, ator e produtor executivo), eles deram vida à série, um dos maiores sucessos dos anos 90.

Para levar o seriado às telinhas, uma equipe de seis funcionários da Henson Creature Workshop dava vida aos dinossauros por meio de bonecos animatronics (uso de eletrônica e robótica em bonecos ou fantoches mecanizados para que pareçam ter vida), sendo necessários 65 horas de trabalho por semana para apenas 23 minutos de episódio. O seriado totalizou 65 episódios.

Em 1991, Família Dinossauros recebeu o Emmy na categoria Melhor Direção de Arte, conquistando assim a crítica.

Família Dinossauros é uma série pioneira, divertida e histórica, que cativou adultos e crianças. Se passava na Pangéia 60.000.003 a.C. e mostrava o cotidiano dos Silva Sauro, uma família composta por Dino (pai), Fran (mãe), Bob (filho mais velho), Charlene (filha do meio) e Baby (caçula).

Não podemos deixar de mencionar os personagens coadjuvantes Sr. Richfield (o chefe tirano de Dino), Zilda (a sogra que vivia atormentando Dino), Roy (o melhor amigo de Dino), Mônica (amiga de Fran e amor de Roy) e Carlão (o amigo cheio de malícia de Bob).

O seriado tem por base fundamental criticar o modo de vida norte-americano e satirizar sua classe média. Afinal, quem não se lembra dos famosos bordões ditos por Dino “Querida, cheguei” e por Baby “Não é a mamãe”.

Confira 20 curiosidades sobre Família Dinossauros

346-308-familia-dinossauros-comemora-25-anos-em-2016-tb

1 - “Os Simpsons” e “Família Dinossauros” tem conceitos parecidíssimos, Homer-Dino, Fran-Margie, Bob-Bart, Lisa-Charlene e Maggi-Baby, sendo que “Os Simpsons” estreou dois anos antes da saga dos Silva Sauro.

2 - No episódio “Black Widower”, da série “Os Simpsons”, a família assiste a um programa que lembra “Família Dinossauro”, então Bart diz que aqueles personagens são uma cópia da família Simpson.

3 - Quando a série chegou ao Brasil, os nomes de alguns personagens foram alterados para que houvesse mais identificação com o público. Earl virou Dino, Robbie virou Robert e Ethyl tornou-se Zilda. Além disso, o sobrenome passou de Sinclair para Silva Sauro.

4 - A maioria dos sobrenomes dos personagens são referência a empresas de petróleo, como Sinclair (os Silva Sauro), Hess (sobrenome de Roy), GP e Philips (último nome da vovó Zilda).

5 - O programa trazia paródias de atrações do mundo real, como o dinossauro de programa infantil Blarney, referência óbvia ao roxo “Barney”.

6 - Viciados em televisão, os Silva Sauro ainda conferiam programas como DTV (Dino Television, paródia da MTV), DPSN (Dinosaurs and Sports Programming Network, referindo-se à ESPN) e A Pequena Princesa do Fundo do Mar, sátira do filme “A Pequena Sereia”.

7 - Além das versões feitas para a programação da TV da família, alguns episódios também faziam referências a filmes famosos, como o episódio "As Terríveis Crianças de Dois Anos", que é uma paródia do filme “O Exorcista” onde Baby girava a cabeça em 360° e em “Conduzindo Miss Zilda”, de 1994, há uma paródia a ”Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros” combinado com “Conduzindo Miss Daisy”. Dino e Zilda são abordados por um dinossauro aparentemente feroz, com direito a baforada na janela do carro e copo de bebida se mexendo por conta dos passos do grandalhão.

8 - Dino inicialmente foi criado mais assustador, com direito a expressão carrancuda e charuto na boca. Mas os produtores acharam que isso poderia assustar a criançada. Ele, então, foi substituído por um estilo mais bonachão, com formas mais arredondadas e olhar mais doce.

9 - Baby, o personagem mais famoso do programa, foi inspirado no filho mais novo do produtor e escritor Bob Young que, inclusive, costumava dizer o bordão "Não é a mamãe" ao papai famoso.

10 - Quatro dos personagens tiveram suas espécies reveladas. Dino é um megalossauro, Fran é um alossauro, Richfield é um tricerátopo e Roy é um tiranossauro.

11 - Sete episódios produzidos na quarta e última temporada (Scent of a Reptile, Earl and Pearl, Life in the Faust Lane, Variations on a Theme Park, Working Girl, Into the Woods e Georgie Must Die!), só foram ao ar depois do fim oficial da série e da sua sindicalização.

12 - Em alguns episódios, o personagem Baby foi chamado de Júnior. Nos Estados Unidos, ficou estabelecido que o nome oficial seria “Baby Sinclair”.

13 - No episódio “Baby e suas fraldinhas”, Baby fez uma versão da música “Born to be Wild”, com a seguinte refrão “Sou metaleiro”.

14 - A dublagem brasileira do personagem Dino foi feita pelo ator e comediante José Santa Cruz, que também fez a voz do Magneto, de X-Men.

15 - A Fran foi dublada pela também atriz Maria Helena Pader, que fez a voz da personagem Cruela, em 101 Dálmatas.

16 - Já o Baby foi feito por Marisa Leal, dubladora da Ariel, em A Pequena Sereia.

17 - “Mudando a Natureza”, que deveria ter sido o último episódio da série, foi censurado em vários países por retratar o início da Era do Gelo e o fim dos dinossauros, sendo considerado cruel e impróprio para o público infantil.

18 - Os humanos, ainda na Idade da Pedra, faziam aparições pontuais como os verdadeiros selvagens daquele universo.

19- Uma das inspirações de Henson com relação aos dinossauros animatronics foi a tecnologia do filme “As Tartarugas Ninjas”, de 1990, mas infelizmente morreu tragicamente de pneumonia em 1990, com apenas 53 anos, antes de “Família Dinossauros” ir ao ar.

20 - Com queda na audiência em sua última temporada, as discussões de um filme inspirado no programa foram encerradas e “Família Dinossauros” foi cancelada por conta do altíssimo custo de produção do programa (com investimentos tecnológicos e figurinos complexos). A Disney, temendo uma crise no ano seguinte, optou pelo fim da série.

Renata Mochinaga
Renata Mochinaga
31/08/2016 - 10h08