Nesta última segunda-feira, muito se aguardava em torno da resposta do SAG-AFTRA, o sindicado dos atores de Hollywood sobre a aceitação ou não da proposta feita pelos grandes estúdios para o fim do movimento.
Porém as notícias não são nada boas para os grandes empresários do entretenimento cinematográficos dos Estados Unidos, já que o sindicato uma vez mais não aceitou a “grande proposta” feita pelos estúdios.
A AMPTP representante dos estúdios já haviam afirmado que caso esta proposta não fosse aceita, as negociações só voltariam a serem feitas no próximo ano e parece que de fato, agora a greve se estenderá para janeiro de 2024.
A SAG-AFTRA comunicou oficialmente em suas redes a não aceitação da proposta, pois ainda há alguns pontos inaceitáveis ao que os grandes estúdios oferecem para os atores, como o polêmico direito sobre o uso de imagem em Inteligência Artificial:
Ao que parece os grandes estúdios insistem em ter direito de uso sobre a imagem dos atores, por exemplo em caso de morte, sem o consentimento e pagamento por parte dos familiares com o uso da tecnologia, sendo esse um dos grandes pontos a serem discutidos e resolvidos.
Com isso os calendários dos filmes previstos e em andamento pelos estúdios, já há alguns meses estão sendo adiados sem data de lançamentos oficiais de suas produções, tanto para cinema, quanto para tv.
Aguardemos...