Homenagem a Don Ramón Valdés o Seu Madruga de Chaves

Homenagem a Don Ramón Valdés o Seu Madruga de Chaves

Esta semana completou-se 29 anos da morte de Don Ramón Valdés, o Seu Madruga da Turma do Chaves. Relembre este grande ícone do humor!

Famoso por seus vários personagens nos programas de Roberto Gomés Bolaños, o Chaves, Don Ramón Valdés virou um ícone muito amado e adorado em seu país, o México.

Nascido em 2 de setembro de 1923, Ramón Valdés atuou em inúmeros filmes na década de 1940 e alcançou o auge de sua carreira ao dar vida ao hilário Seu Madruga (Don Ramón) na turma do Chaves.

Chespirito (Roberto Gómez Bolaños) sempre declarou em vida toda sua admiração por Ramón Valzés e o quanto admirava seu talento, sendo o único que o fazia dar altas risadas durante as gravações de suas séries.

Foram quase uma década no programa, e Valdés era uma figura amada por todos, dentro e fora dos estúdios. Seu personagem muito se confundia com sua vida real, seus trejeitos, uma pessoa humilde e simples.

Ramón Valdés conheceu todo seu sucesso entre os anos de 1971 a 1979, na turma do Chaves, até que precisou se ausentar por problemas de saúde. Valdés só retornaria em 1981, porém em 1982 acabou saindo novamente do elenco para atuar na série “Frederico” com Carlos Villagrán o Quico.

Após trabalhar em mais filmes ao longo de 1983 e 1984, fez seu último trabalho em 1988 em mais uma série com Carlos Villagrán, “Ah que Kiko”.

Infelizmente o mundo perdeu o grande mito Don Ramón Valdés em 9 de agosto de 1988 aos seus 64 anos vítima de um câncer de pulmão, que se espalhou em várias partes de seu corpo.

Homenagem a Don Ramón Valdés o Seu Madruga de Chaves

O vício excessivo em fumo interrompeu um grande e respeitado legado deste grande humorista que deixou mais de 100 filmes e papéis para nunca esquecer em séries, como o eterno Seu Madruga.

Confira uma matéria única e rara de Ramón Valdés participando de um programa de TV na TVN do Chile no ano de 1982, postada no canal Fórum do Chaves no YouTube.

Nas imagens é possível ver o quanto o ator era tão parecido e simples ao personagem que amamos ver nas reprises de Chaves. Saudades eterna do Mito!

Arlem Garcia
Arlem Garcia
11/08/2017 - 10h08