Jiban O Policial de Aço:10 curiosidades sobre a série clássica

Jiban O Policial de Aço:10 curiosidades sobre a série clássica

É fã de Tokusatsu, com certeza já viu ou ouviu falar de Jiban, o Policial de Aço. Veja 10 curiosidades sobre a série.

Jiban: O Policial de Aço, marcou época na televisão brasileira nos anos 90, quando fez sua estreia na extinta Rede Manchete, no programa infantil Clube da Criança.

Além disso, o herói chegou por aqui também em VHS, pela Top Tape, e pegou carona no sucesso também na época de Jaspion, Changeman, Kamen Rider entre outros.

Jiban foi ao ar no Japão, seu país de origem entre os anos de 1989 e 1990, produzido pela Toei Company e exibida na TV Asashi.

A série conta a história de um policial que teve seu corpo reconstruído na forma de um ciborgue, pronto para combater o criminoso Biolon.

Interpretado por Hiroshi Tokoro, o personagem Naoto Tamura conquistou vários fãs ao se transformar no herói Jiban.

Confira abaixo 10 curiosidades sobre a série e volte no tempo, com seu herói de infância:

2423-684-jiban-o-policial-de-aco10-curiosidades-sobre-a-serie-classica-tb

1 – Jiban pode ser confundido com a história de Robocop, herói dos filmes americanos dos anos 80 e 90, mas o conceito da série vem do anime O Oitavo Homem, dos anos 60 onde um policial morto é transformado em um ciborgue.

2 – A série do Jiban, de inicio estava planejada para ser uma sequência direta de Jiraiya, o que acabou sendo alterado de última hora pela Toei que resolveu mudar o roteiro e criar uma série policial. Talvez por essa mudança brusca nos planos, o herói não tenha cenas de transformação e nem trilhas próprias, já que muitas delas foram reaproveitadas de Jaspion e Sharivan.

3 – Essa é para os Santistas de plantão, no episódio 03 (A Conspiração dos Vegetais), há um dos garotos que são raptados pela gangue de Biolon, vestindo uma camiseta do Santos Futebol Clube.

4 – No Brasil, Jiban junto com séries de sucesso nos anos 90, como Kamen Rider Black, Cybercops, Kamen Rider Black RX e Spielvan, não tiveram seu final exibidos. Os dois últimos episódios de Jiban (51 e 52) nem chegaram a ser dublados, podendo ser encontrados legendados hoje na internet.

5 – Jiban acabou sendo a única, dentre todas que chegaram ao país nos anos 90, que chegou ao Brasil ao mesmo tempo em que estava sendo produzida no Japão.

6 – Os Cavaleiros do Zodíaco foram homenageados na série no episódio 16 (O Monstro Invisível), cena em a personagem Jean Marie, imagina como as crianças invisíveis cometeriam seus crimes, no assalto a uma loja de brinquedo, uma das caixas roubadas mostra Seiya de Pégaso estampada na imagem.

7 – O box em DVD de Jiban, chegou a ser lançado no Brasil anos depois pela Focus Filmes, que acabou utilizando a dublagem conseguida pelos fãs, não usando nenhum material da antiga distribuidora Top Tape, o que deixou os últimos episódios sem a dublagem da Álamo.

8 – Nos DVDs a Dubrasil, ficou responsável para dublar os dois episódios restantes e serem inclusos no material. Muitos dubladores originais acabaram não voltando para o projeto, sem contar a voz clássica do herói que era de Carlos Laranjeira, já falecido na época da dublagem dos episódios finais.

9 – A trilha sonora em português foi lançada no Brasil em discos e fitas, virando artigo hoje de colecionadores.

10 – Jiban atualmente faz parte do catálogo de séries Tokusatsu do canal no YouTube da Sato Company, o TokuSato.

Arlem Garcia
Arlem Garcia
03/12/2022 - 02h12