Mate a saudade, ou conheça Lost!
Conheça um pouco do que foi esse fenômeno, sucesso mundial, pelo ponto de vista de um fã que se surpreendeu várias vezes com a história.
Claro que, falar de seriado e não falar sobre Lost seria a mesma coisa que falar de futebol e não citar Pelé em algum momento da conversa. Exibida entre 2004 e 2010, foram muitos os fãs que acompanharam o show por seus 6 anos de duração, tentando decifrar cada um dos muitos mistérios da trama.
48, esse foi o número inicial de passageiros que sobreviveram um acidente aéreo que caiu em uma ilha em algum lugar do oceano Pacífico. A partir daqui, nossos personagens milagrosamente vivos, dão início a sua luta por sobrevivência e para conseguirem ser resgatados.
Jack, Sawyer, Katherine, Sayid, Hurley, Jin, Sun, Michael, Walt, Juliet, Locke são alguns dos personagens principais que levaram a história adiante, pois o que pareceria ser apenas uma história por sobrevivência contra os perigos da vida selvagem em uma mata fechada ou até mesmo a fome e o frio depois da tragédia aérea, logo na primeira temporada somos surpreendidos, pois não existem apenas uma ilha comum, e sim existem coisas nada normais por lá.
Ilha tropical com ursos polares, estranho não é? E árvores sendo arrastadas e derrubadas na floresta por algo aparentemente grande? Muitos fãs, nomearam a “criatura” de Lostzilla se referenciando ao famoso monstro Japonês. Sussurros no meio da mata, visões de pessoas mortas, caso esse passado por Jack, vendo seu pai vivo correr pelo meio do mato, com tênis branco e terno preto, sem entendermos nada, pois ele levava o pai em seu caixão, no mesmo avião.
Se era uma ilha deserta, em sua segunda temporada descobrimos existir na mesma ilha um povoado, moradores da ilha, com acesso à energia, água e uma mordomia seiscentista, porém para nossos personagens, parecia um luxo muito distante daquilo que vinham vivenciando desde o acidente.
Chamados de Os Outros, foram personagens de início apresentados como agressivos e sem escrúpulos, mas que ao desenrolar da história sabemos que eles apenas tentavam proteger a ilha de pessoas que segundo eles ameaçavam o lugar, seguindo ordens de um dos personagens mais misteriosos da série, Jacob ao lado de outro ser misterioso cujo não foi dado nome durante toda a série, sendo chamado apenas de o homem de preto.
Entre histórias contadas dentro da ilha e intercaladas com flashes do passado e futuro, Lost nada mais era do que uma história sobre seus personagens superarem seus medos, se arrependerem dos seu erros, e pra isso vemos que nada vivido em suas vidas, inclusive o acidente foi por acaso. Todos foram levados a ilha por Jacob, que de uma maneira ou de outra, esteve presente em momentos decisivos de suas vidas e os escolheu para irem para a ilha, a fim de provar ao homem de preto que ele estava errado, ao acreditar que todos os humanos eram iguais, queriam apenas conquistar, poder e eram todos corruptíveis.
Por ser assim, o homem de preto é mantido preso na ilha e para se libertar deve matar Jacob. O “Lostzilla” foi revelado ser o próprio homem de preto, e sua forma era uma fumaça preta que julgava as pessoas e aplicava sua sentença matando-os.
Jacob viu Jack como seu sucessor, protetor da ilha. Já o homem de preto manipulou Locke, levando-o a crer no impossível, o que causou sua morte para poder se apropriar de seu corpo, pois o homem de preto, podia assumir a forma de pessoas mortas cujo corpo estivesse na ilha, e assim o fez para tentar conseguir sair de sua prisão.
Com um final polêmico, onde muitos fãs sedentos por respostas a todas as perguntas levantadas ao longo dos seis anos ficaram sem conclusões, Lost terminou sua história com a redenção de seus personagens tornando-se pessoas melhores do que eram na primeira temporada e cumprindo suas missões.
O homem de preto foi vencido por Jack, que também acabou morto e encerrando sua missão no mesmo local da ilha onde abriu seus olhos pela primeira vez após o acidente, deixando a missão de protetor da ilha para Hurley.
Por outro lado, flashes eram mostrados do ponto de vista mais religioso, onde os personagens passaram por situações num plano sobrenatural para aceitarem que já haviam morrido em algum momento da vida de cada um, não necessariamente mortos na ilha, pois alguns saíram de lá, após vencerem o homem de preto, vivendo normalmente até morrerem de alguma forma. Os personagens, passaram a ser pessoas importantes na vida um dos outros e isso fica claro, nesses flashes pois para poderem seguir em frente a caminho da “luz”, tiveram que se lembrar de tudo o que viveram juntos, e assim aceitarem suas condições.
Lost foi uma série polêmica por levantar em seus telespectadores inúmeras questões, mas que ao final da conta eram irrelevantes para a estória que eles queriam contar, respondendo apenas o que precisavam responder.
E essa matéria foi escrita por um fã que aceitou o que lhe foi entregue, e a série é merecedora do nosso respeito.
Arlem Garcia
25/06/2016 - 07h06