Quem se lembra desses gritos: "Gigante guerreiro, Daileon” ou “Precisamos do poder Megazord agora!” ?
Separamos uma listagem com os 10 mais icônicos robôs gigantes que marcaram época e entraram para nossas memórias.
Para representar a geração dos anos 60, a série Robô Gigante estreou em 1967 e foi criada por Mitsuteru Yokayama.
Produzida pela Toei, teve 26 episódios e conquistou a criançada fazendo sucesso e tornou-se um clássico entre os gigantes.
Série de muito sucesso no Brasil na década de 80 e 90, Flashman contou a história de cinco jovens órfãos que lutavam contra o Império Mess para salvar a Terra e encontrarem seus pais. Para isso, eles tinham a ajuda do Robô Flash King, formado pelos veículos Tanque Comando, Delta Craft e Omega Craft.
Gundan Wing foi exibida no Brasil nos anos 90 e fez relativo sucesso ente a criançada por apresentar várias brigas ente robôs gigantes em versão anime. Dirigida por Masashi Ikeda e criada por Koichi Tokita, Gundan merece ser lembrada em nossa lista.
O Brasil teve inúmeras séries japonesas exibidas entre os anos 80 e 90. Maskman foi mais uma delas que fez muita criança acompanhar as lutas de robô contra monstros gigantes. Exibida originalmente em 1987 no Japão, chegou ao Brasil em 1991 pela Rede Manchete.
Os Defensores da Luz como eram chamados, Maskman teve a ajuda do Great Five, seu super robô formado pela união dos cinco veículos dos heróis, o Jato Mask, Broca Mask, Tanque Mask, Helicóptero Mask e Avião Mask.
Seguindo o sucesso de Flashman e Maskman, o Esquadrão Relâmpago Changeman também conquistou a criançada com seu Change Robô. Formado pelos veículos Jet Changer 1 que tinha o formato de um avião, Heli Changer 2, um helicóptero e Land Changer 3, um veículo terrestre.
Foi exibida em nosso país entre 1988 e 1994 devido ao enorme sucesso, passando por vários canais de televisão.
Outra série de anime que fez muito sucesso pelo mundo todo. Envangelion foi criada pelos estúdios Gainax e Tatsunoko no Japão em 1995.
O anime se passa em um futuro pós apocalíptico e podemos acompanhar Shinji, um adolescente que foi recrutado pela NERV, uma organização que comanda várias biomáquinas gigantes, os Evangelions. Junto com Rei e Asuka, eles devem controlar seus Evangelions na luta contra os Angels.
E quem não se lembra ou é fã do líder dos Autobots, seja ele em filme ou anime, Optimus Prime está no imaginário de várias crianças e adultos. Transformers contém inúmeros robôs gigantes queridos por várias gerações, mas Optimus está sempre lá com todo seu poderio e suas narrativas para continuar conquistando novos fãs.
Representar todos os robôs que já fizeram parte da série Power Rangers que se mantém em exibição há mais de 20 anos, com certeza é uma missão para o clássico Dino Megazord da fase Mighty Morphin Power Rangers, a mais amada pelos fãs.
Formado pelos Dino Zords, Tiranossauro, Mastodonte, Pterodáctilo, Tigre-Dentes-de-Sabre e Tricerátops, os rangers tiveram várias batalhas emocionantes e que marcaram a infância de muita gente.
Sucesso absoluto no Brasil de 1988 até 1997, Jaspion foi exibida pela Rede Manchete, Rede Record, CNT Gazeta e Rede Brasil. Jaspion se mantém viva como uma das maiores representantes das séries japonesas, e com o mais famoso Robô Gigante, ou melhor, o gigante guerreiro mais conhecido entre os fãs, o Daileon.
Invocada sempre que necessária, a nave de Jaspion aparecia e se transformava em Daileon sob os comandos do herói. Vários golpes ficaram marcados na memória dos fãs, sobre a dublagem de Carlos Takeshi como: “Gigante Guerreiro Daileon”, “Libertar Raio Cósmico” e “Golpe Daileon”.