O primeiro filme derivado da franquia Star Wars já conquistou seu espaço e carinho entre a maioria dos fãs. O filme foi bem recebido pela crítica e o desempenho nas bilheterias está sendo excelente, já ultrapassando US$ 800 milhões dólares arrecadados. É bem provável que o filme ultrapasse a marca do bilhão antes de sair dos cinemas.
Rogue One está repleto de referências e conexões com o restante do Universo de Star Wars. Na listagem abaixo separamos inúmeros detalhes que podem ter passado despercebidos até mesmo pelos fãs mais assíduos.
O conteúdo abaixo contém spoilers do filme.
A semente de Rogue One foi mostrada pela primeira vez em 1977 durante a abertura do Episódio IV: Uma Nova Esperança:
Naves espaciais rebeldes, atingindo uma base secreta, ganharam sua primeira vitória contra o Império. Durante a batalha, espiões rebeldes conseguiram roubar planos secretos da principal arma do império, a Estrela da Morte, uma estação espacial armada com poder suficiente para destruir um planeta inteiro.
Rogue One é a história de como os rebeldes conseguiram esses planos.
O vilão Moff Tarkin, que deu a ordem para destruir Alderaan, planeta natal da Princesa Leia em Uma Nova Esperança, está de volta em Rogue One. O ator Peter Cushing (falecido em agosto de 1994) é mostrado em várias cenas chaves graças a computação gráfica.
O vídeo abaixo mostra como o ator foi recriado para o filme:
A dupla que causou confusão para Luke Skywalker e Obi-Wan na Cantina no Episódio IV, podem ser vistos rapidamente em Rogue One, nas ruas de Jedha. Mal sabe Ponda Baba que logo irá ficar sem um dos braços.
Em Rogue One, em uma conversa entre Bail Organa e Mon Mothma, Bail menciona que ele tem uma amigo Jedi, claramente referindo-se ao seu velho aliado Obi-Wan Kenobi, que está mantendo-se escondido em Tatooine, seguindo os eventos do Episódio III: A Vigança dos Sith.
Sendo um pouco mais detalhista, um dos planetas é chamado de Wobani, que é um anagrama de Obi-Wan.
O sentinela que ocupava uma torre de vigilância na base rebelde em Yavin 4 durante Uma Nova Esperança, pode ser visto novamente em Rogue One. No filme original de 1977, o personagem foi interpretado por Lorne Peterson, um profissional que trabalhou com os efeitos especiais dos seis primeiros filmes da série.
Osleo Prennert é um anagrama para o nome dele.
Em Rogue One, Bail Organa pode ser visto chamando Capitão Antilles para uma missão. Alguns podem ter confundido esse Antilles com um dos melhores pilotos das X-Wings, Wedge Antilles, porém, o personagem com quem Bail está conversando está em Tantive IV, uma nave que pode ser vista no começo do Episódio IV sob ataque de um destroyer do Império.
O Capitão foi morto estrangulado por Darth Vader depois de recusar-se a entregar os rebeldes.
Tanto o Líder Vermelho (X-Wings) como o Líder Dourado (Y-Wings) foram inseridos em Rogue One através de filmagens não usadas dos filmes originais de Drewe Henley (que morreu no começo de 2016) e Angus Maclnnes, respectivamente. As cenas foram otimizadas e efeitos de computação gráfica foram adicionados ao fundo.
Mostrada pela primeira vez no Episódio VI, O Retorno do Jedi, Mon Mothma ajudou a Aliança Rebelde no Senado Galáctico, opondo-se ao ascensão do Imperador Palpatine. A personagem era para ter aparecido no Episódio III: A Vingança do Sith, porém, as cenas foram deletadas do material final. Interpretada por Genevieve O'Reilly, Mon Mothma aparece em Rogue One como uma aliada de Jyn Erso.
R2-D2 e C-3PO, a dupla de droids mais famosa dos cinemas, que geralmente estão no lugar errado e na hora errada (ou no lugar certo, dependendo do ponto de vista) continuam a aparecer em cada filme da franquia com uma rápida participação na base rebelde. Cronologicamente, eles serão visto posteriormente na nave Tantive IV, onde a Princesa Leia entrega os planos da Estrela da Morte para R2-D2.
General Jan Dodonna serviu como líder militar na base rebelde em Yavin 4 e foi interpretado pelo já falecido Alex McCrindle no Episódio IV, em que comandou o ataque à Estrela da Morte. O personagem é mostrado em Rogue One, só que agora interpretado pelo ator de Barristan Selmy de Game of Thrones, Ian McElhinney.
Aquele xadrez holográfico que Chewbacca e R2-D2 jogaram em Uma Nova Esperança a bordo da Milennium Falcon é chamado de Dejarik.
Em Rogue One, quando Jyn e Cassian são levados para a fortaleza de Saw, um grupo de soldados podem ser vistos jogando uma versão real do jogo.
Esse é um papel único em Rogue, pois traz a vida um personagem do desenho animado A Guerra dos Clones, mostrado pela primeira vez na quinta temporada. Interpretado por Forest Whitaker, Saw Gerrera é um veterano que lidera vários rebeldes extremistas em uma base em Jedha.
A conexão dele entre o filme e o desenho pode não ter sido tão explorada quanto os fãs desejavam, mas ver o fim de Gerrera através da Estrela da Morte foi uma saída memorável para o personagem.
"Tenho um mau pressentimento sobre isso", é uma frase já conhecida da franquia Star Wars. Usada em todos os filmes da série, em Rogue One não poderia deixar de faltar também.
Quando estão indo para a torre com os arquivos, K2-SO quase completa a frase antes de ser silenciado por Jyn e Cassian.
Os fãs tiveram décadas para imaginar como Anakin Skywalker conseguiu todas as lesões que o levaram a tornar-se quase uma máquina sob o nome de Darth Vader. Poder ver realmente o que aconteceu com Vader e como ele perdeu seus membros e teve sua pele toda queimada é uma cena memorável, ainda mais que quem causou isso foi seu mentor, Obi-Wan.
Mustafar, o planeta onde aconteceu a luta entre Obi-Wan e Anakin no Episódio III, é mostrado em Rogue One. A ideia de Vader ter um castelo / fortaleza foi descartada na trilogia original, mas Anakin escolheu Mustafar para ser sua casa, mesmo local onde ele foi desmembrado, queimado e deixado para morrer.
Bail Organa, interpretado por Jimmy Smits, retorna em Rogue One. Ele participou dos Episódios II: Ataque dos Clones e III: A Vingança dos Sith.
Organa era um membro da família real de Alderaan que junto de Padmé Amidala, recrutou aliados em uma tentativa sem sucesso de prevenir a ascensão de Palpatine ao poder.
Ele adotou a filha de Padmé, Leia e a criou como uma princesa e morreu no Episódio IV: Uma Nova Esperança quando a Estrela da Morte destrói Alderaan.
Os AT-ST (All Terrain Scout Transport) vistos primeiramente na Batalha de Hoth no Episódio V: O Império Contra-Ataca e na Batalha de Endor no Episódio VI: O Retorno do Jedi são usados novamente para destruir as forças rebeldes em Rogue One.
Os AT-AT (All Terrain Armored Transport) são uma versão maior dos AT-ST e foram mostrados no planeta coberto de neve Hoth no Episódio V.
Em Rogue One, pode-se ouvir um General Syndulla sendo chamado através do comunicador na base rebelde. Essa é uma referência para Hera Syndulla, personagem do desenho animado Star Wars Rebels.
Durante a batalha em Scarif, o Fantasma, uma nave pilotada por Hera Syndulla no desenho Star Wars Rebels pode ser vista no meio das naves lutando contra o Império.
Além disso, o Hammerhead Corvette, mostrado pela primeira vez em Rebels, é usado contra um Destroyer para ajudar a derrubar o escudo que protege Scarif.
Uma dançarina Twi'lek, parecida com aquela escrava que Jabba tinha no Episódio VI: O Retorno do Jedi pode ser vista rapidamente em um holograma em Rogue One.