Star Trek comemora hoje 50 anos
Há exatos 50 anos estreava Star Trek, mais conhecido no Brasil como Jornada nas Estrelas. Conheça um pouco da história e de algumas curiosidades da série.
História e curiosidades dos 50 anos de Star trek
Em 8 de setembro de 1966 estreava a série norte-americana de ficção científica: Star Trek ou Jornada nas Estrelas.
Criada por Gene Roddenberry, inicialmente foi produzida pela Desilu Productions e mais tarde pela Paramount Television, sendo exibida pela NBC até 3 de junho de 1969.
O seriado era baseado nas explorações da nave estelar USS Enterprise. As aventuras se passavam no século XXIII, tendo uma tripulação que convivia de forma harmoniosa em meio à uma mistura de etnias, sendo elas branca, asiática, negra e alienígena. E o propósito das missões era narrado por William Shatner, durante a introdução de cada episódio. Quem não se lembra de:
Espaço: a fronteira final. Estas são as viagens da nave estelar Enterprise. Em sua missão de cinco anos... para explorar novos mundos... para pesquisar novas vidas... novas civilizações... audaciosamente, indo onde nenhum homem jamais esteve.
Em sua estreia e ao final da segunda temporada, Star Trek teve baixa audiência. Alguns executivos da NBC queriam cancelar o programa ao final da primeira e depois ao final da segunda temporada.
Embora com baixa audiência, Star Trek já tinha seus fãs e, graças a eles, Jornada nas Estrelas teve sua terceira temporada, mudando, no entanto, o horário de exibição para o “horário da morte”, sexta-feira às 22h.
Com 79 episódios, Star Trek foi cancelada ao final de sua terceira temporada.
Na década de 70 a série foi reprisada, alcançando enfim bons índices de audiência.
Ao longo desses 50 anos foram 6 séries, 13 filmes, HQs e centenas de livros. E agora, está com estreia marcada para janeiro de 2017 (na emissora norte-americana CBS), a sétima série de Star Trek: Star Trek Discovery, que terá uma mulher como protagonista.
No clima de comemoração, os cientistas da Nasa divulgaram um vídeo parabenizando Star Trek pelos seus 50 anos. Lembrando que a série influenciou gerações a se interessarem pela área de Ciências de uma forma geral.
Confira abaixo os nomes dos atores do elenco original e os personagens que interpretaram.
Ator Personagem Posto
William Shatner James T. Kirk Oficial Comandante
Leonard Nimoy Spock Primeiro Oficial de Ciências
DeForest Kelley Leonard McCoy Oficial Médico Chefe
James Doohan Montgomery Scott Segundo Oficial Engenheiro Chefe
Nichelle Nichols Nyota Uhura Oficial de Comunicações
George Takei Hikaru Sulu Piloto de Armas
Walter Koenig Pavel Chekov Navegador Oficial de Segurança Tático
Majel Barrett Christine Chapel Enfermeira
Grace Lee Whitney Janice Rand Ordenança do Capitão
Mais algumas curiosidades sobre a série
- Star Trek é reconhecida pelo Guinnes World Records como a série de televisão com maior número de spin-offs da história.
- A nave estelar Enterprise e a maioria de seus interiores foram criados pelo diretor de arte Matt Jefferies. Ao lado de seu irmão John Jefferies, criou os famosos fasers e a ponte de comando.
- O único ator a aparecer em todos os episódios da série original foi Leonard Nimoy, o Spock.
- O figurinista William Theis criou os uniformes da Frota Estelar, os figurinos das atrizes convidadas e o de vários alienígenas, incluindo klingons, vulcanos e romulanos.
- Wah Chang, artista e escultor, criou os famosos comunicadores, os tricorders e vários equipamentos usados na engenharia e enfermaria. Ajudou a criar também os memoráveis Gorn e a Horta.
- A primeira convenção Star Trek foi em Nova York com mais de 3000 fãs, conhecidos como Trekkers ou Trekkies que, frequentemente, eram ridicularizados.
- Trekkies são os únicos fãs listados por nome no dicionário Oxford.
- No episódio de Star Trek VI: The Undiscovered Country o primeiro nome de Sulu foi revelado, Hikaru.
- O censo norte-americano recebe, até hoje, milhares de formulários preenchidos por pessoas que se dizem ser da raça vulcana.
- O primeiro nome de Uhura nunca foi mencionado, porém Nyota foi usado em muitos livros, sendo oficializado pela primeira vez, em Star Trek, no ano de 2009.
- Uma lápide no segundo piloto da série mostra o nome "James R. Kirk". Porém, isso é frequentemente explicado como um erro de Gary Mitchell, que criou a lápide, por não conhecer o nome verdadeiro de Kirk. Assim, o nome do meio de Kirk, Tiberius, só foi revelado em The Undiscovered Country.
- Era para o ônibus espacial Enterprise ser batizado de Constitution, mas não o foi por que os fãs de jornada nas estrelas convenceram a Nasa a batizá-lo com o mesmo nome da nave do capitão Kirk.
- Majel Barrett e Gene Roddenberry se casaram em 1969. Barret também fez a voz do computador da USS Enterprise em "The Original Séries" e em outras séries e filmes de Star Trek. Ela também interpretou a pilota e primeira oficial de Christopher Pike no piloto rejeitado "The Cage".
- Tinha-se a intenção de se expandir o papel de Sulu na segunda temporada, porém como George Takei estava ocupado filmando o filme The Green Berets, ele participou apenas de metade da temporada, com suas falas sendo passadas a Walter Koenig, o jovem navegador russo, Pavel Chekov. Quando Takei retornou, os dois tiveram de dividir o mesmo camarim e o mesmo roteiro.
- Em 2006, William Shatner vendeu uma pedra de seu rim para um colecionador por vinte e cinco mil dólares.
- Lembra dos seguranças vestidos de vermelho que frequentemente morriam ou se machucavam para demonstrar o perigo envolvido nas missões? Esse artifício foi tão usado em Star Trek que o termo "camisa vermelha" virou sinônimo de personagem dispensável.
- Os executivos da NBC rejeitaram, inicalmente, Spock por acharem sua aparência “satânica”. Desta forma, suas orelhas pontudas foram diminuídas e suas sobrancelhas redesenhadas.
- Spock, interpretado por Nimoy, se tornou símbolo sexual na época.
- Star Trek foi a primeira série americana a mostrar um beijo inter-racial, encenado entre o capitão Kirk e Uhura no episódio Plato's Stepchildren.
- O tema de abertura da série foi escrito por Alexander Courage. Logo após, Gene Roddenberry escreveu uma letra para acompanhar a melodia. Apesar da letra nunca ter sido usada, nem Roddenberry ter tido essa intenção, isso acabou permitindo que ele detivesse 50% dos royalties da música. Courage considerou as ações de Roddenberry, apesar de totalmente legais, muito antiéticas.
- A saudação do povo vulcano foi criada pelo próprio Leonard Nimoy, inspirado numa saudação judaica.
- Zacharry Quinto teve que colar os dedos juntos para poder fazer a saudação vulcana, quando interpretou Spock no reboot da série de JJ Abrams.
Confira um trecho do primeiro episódio de Star trek, The Man Trap.