Criada e escrita por Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), Chaves se tornou o seriado mexicano de maior sucesso no Brasil e em várias partes do mundo.
A atração fez sua estreia em 1973, onde podemos acompanhar as várias peripécias de Chaves, uma criança carente que vive em uma vila rodeado por moradores clássicos, aprontando inúmeras confusões no seu dia a dia.
O menino que vive em sua maior parte do tempo em um simples barril, na verdade é o morador do apartamento 8 da vila, que aliás se tornou uma das curiosidades da série.
10 – Antes de ser transformado em seu próprio programa em 1973, Chaves já era um quadro dentro do programa “Chespirito”. Sua primeira aparição foi em 20 de junho de 1971, Chespirito era o apelido dado no México a Roberto Bolaños.
09 – Por falar nisso, em seu país natal, “El Chavo del Ocho” nome original da série, era exibido no canal 8 justificando o “Ocho” do nome (8). Com a mudança mais tarde da frequência do canal para 9, dentro da história a justificativa do nome passou a ser pelo número do apartamento em que Chaves morava.
08 – Roberto Bolaños quis homenagear sua amiga Angelines Fernández, a Bruxa do 71 e deu a seu personagem esse nome, marcando o ano em que ela começou a trabalhar com ele. Na série, isso se justifica pelo número também de seu apartamento.
07 – Chaves nunca teve seu verdadeiro nome revelado, sempre que ele tentou dizer seu nome real era interrompido.
06 – Sabemos também que o pequeno Chaves não mora de fato no barril, como muitos pensam. Como já citado, sua real moradia é o apartamento de número 8, onde ele não mora sozinho. Ele divide o local com alguém, mas nunca chegamos a conhecer quem é essa pessoa.
05 – Por alguns episódios, a Chiquinha acaba indo morar com suas tias e os fãs talvez não saibam, mas em 1974 a atriz Maria Antonieta de Las Nieves ficou grávida, inclusive chegando a aparecer em algumas cenas com sua barriga a mostra. Por isso, ela acabou precisando se afastar da série.
04 – Com o afastamento, Bolaños criou a personagem Pópis, interpretada também por Florinda Meza (Dona Florinda), para suprir a falta de Chiquinha nos episódios. Pópis no inicio tinha a voz fanha, até que Roberto Bolaños ao ser questionado por um homem, pai de uma filha que tinha o problema na vida real, e vinha sofrendo bullying na escola dos amigos. Após este fato, Pópis ficou fora de cena por um tempo, retornando com a voz normal, no original. Mas a dublagem brasileira, alterou os fatos sendo no inicio uma voz normal e depois se alterou para a voz fanha da personagem.
03 – A série teve mais uma baixa ao longo das temporadas, Quico interpretado por Carlos Villagrán, optou por aceitar uma proposta para ter seu próprio seriado na Venezuela, deixando o elenco de Chaves. No enredo, foi criada a justificativa de que Quico foi morar com sua madrinha rica.
02 – Já repararam no endereço do Senhor Barriga? Ele mora na Rua Baleia, esquina com a rua Cachalote na vila dos Elefantes. Piadas a parte, Edgar Vivar que deu vida ao personagem, antes de ser ator, se formou em medicina na vida real.
01 – Carlos Villagrán nunca precisou colocar nenhum tipo de enchimento nas bochechas para o personagem Quico. O ator simplesmente conseguia infla-las e falar seus textos normalmente.
Estes são apenas alguns dos fatos mais curiosos de Chaves, que marcou e ainda marca a vida de muitos fãs ao redor do mundo.
Entre os atores vivos que seguem na ativa do elenco principal, temos o próprio Carlos Villagrán (Quico) hoje com seus 78 anos, Édigar Vivar (Sr.Barriga), Florinda Meza (Dona Florinda) aos 73 anos e Maria Antonieta de Las Nieves (Chiquinha) com 71 anos.