Velozes 10 e Velozes e Furiosos 11, os dois últimos filmes da franquia a serem lançados, poderão replicar a maior conquista cinematográfica da Marvel. Considerando como a família Velozes e Furiosos está sempre pronta para uma nova aventura, o astro e produtor Vin Diesel já adiantou que os próximos filmes de Velozes e Furiosos serão os últimos da franquia.
Já são mais de 20 anos, 10 filmes e uma série animada depois do primeiro filme lançado e a franquia se estabeleceu como uma das mais duradouras de Hollywood, portanto merece um final épico de grande escala.
Embora os filmes de super-heróis, especialmente o MCU, tenham se tornado parte de uma categoria própria quando se trata de sucesso de bilheteria, Velozes e Furiosos teve bons resultados nos últimos dez anos.
Velozes 5, o primeiro a receber um orçamento de novo dígitos, arrecadou 626 milhões de dólares em bilheteria, superando outros sucessos de 2011, como Capitão América: O Primeiro Vingador.
Agora mais de uma década depois, Velozes e Furiosos retornará às telonas com seu filme mais caro até aqui, com Velozes e Furiosos 10.
Com isso é de se esperar que Velozes 10 entregue um final em grande escala que justifique seu orçamento, semelhante ao que a Marvel fez com Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato.
Velozes e Furiosos 8 e 9, mostraram que a franquia sempre pode ser ainda mais criativa em relação às acrobacias de carros, como mostrado por The Rock, como Hobbs segurando um míssil com as próprias mãos ou Tej e Roman voando em um foguete para o espaço.
Ainda assim, para que momentos como estes funcionem, Velozes e Furiosos precisa reciclar constantemente as histórias e desfazer os momentos anteriores. Por exemplo, Velozes 5 terminou com a família Velozes e Furiosos se tornando milionária, apenas para eles voltarem a trabalhar em Velozes 6. Da mesma forma Velozes e Furiosos 6 viu a equipe recebendo seus perdões, mas eles ainda assim, voltaram à ação em Velozes e Furiosos 7.
Desta forma, desde Velozes e Furiosos 5: Operação Rio, todos os filmes funcionariam como uma conclusão para a saga, exceto por momentos de gancho das sequências como quando revelam que Letty está viva.
Não há muito mais o que os filmes Velozes e Furiosos possam fazer, tanto em termos de história quando de escala. Os dois últimos longas, contaram apenas histórias semelhantes com antagonistas recorrentes e um tanto repetitivos.
Velozes 9 até pode ter adicionado um personagem novo, Jakob Toretto e trazido Han de volta, mas simplesmente não há potencial de história suficiente para justificar outra década de Dominic Toretto e Velozes e Furiosos.
O orçamento de Velozes 10 já está próximo de 340 milhões de dólares, em comparação a Vingadores: Guerra Infinita, o primeiro filme da conclusão em duas partes da Saga do Infinito da Marvel, teve um orçamento de 316 milhões de dólares.
Guerra Infinita foi um dos filmes mais ambiciosos da Marvel, com dezenas de personagens inclusos se unindo para uma única luta contra Thanos e seu exército em todo o universo. Embora Velozes 10 tenha um elenco maior em comparação ao último filme da saga, incluindo adições de peso como Brie Larson, Jason Momoa, Daniela Melchior e Alan Ritchson, ainda assim é surpreendente que Velozes 10 custe mais do que Guerra Infinita.
Mais uma comparação interessante é Vingadores: Ultimato, de longe o filme mais caro da Marvel e o segundo filme de maior bilheteria de todos os tempos. Ultimato tinha um orçamento de 356 milhões de dólares, não muito longe dos atuais 340 milhões de Velozes 10.
Para uma saga que começou com um filme de orçamento de 38 milhões lá no primeiro Velozes e Furiosos, é chocante que o próximo longa esteja agora no mesmo nível de Guerra Infinita e Ultimato em termos de orçamento.
Dito isso, dado que os três últimos filmes principais de Velozes e Furiosos arrecadaram mais de 3,4 bilhões de dólares combinados, este orçamento significativo de Velozes 10 pode ser justificado com um desempenho de bilheteria igualmente forte, afinal.
Não tem como comparar as histórias de Velozes e Furiosos com Guerra Infinita, ambas são muito diferentes, porém em termos de orçamento ambas estão no mesmo nível.
O MCU como franquia não acabou com a luta contra Thanos, mas Guerra Infinita e Ultimato podem ser considerados como um final para a primeira década do Universo Cinematográfico Marvel.
Velozes 10, acaba tendo a mesma missão para a saga Velozes, e a expectativa é altíssima após os últimos longas com cenas ainda maiores e mais impactantes. O próximo filme já conta com um grande elenco, praticamente com todos os personagens principais retornando, se juntando aos novos rostos que estrearão no décimo capítulo.
Não se sabe muito ainda sobre a história de Velozes 10, exceto que o filme fará referência a filmes anteriores, conforme sugerido pelo ator Ludacris (Tej).
No entanto, como os capítulos 10 e 11 estão sendo descritos como um final de duas partes, apesar de não serem mais filmados consecutivamente, algumas coisas podem ser esperadas de Velozes 10. Se os longas repetirem truques de filmes de duas partes, o filme que estreará em 2023, terminará em um momento de angústia, deixando o gancho para a parte final que ficará para o ano seguinte.
Se Velozes 10 se desenrolar como Guerra Infinita, então Velozes e Furiosos 11 deverá ser como Ultimato da franquia. Claro que viagem no tempo e portais podem ser um tanto demais para a família Toretto, mas a parte final da saga ainda pode replicar alguns dos melhores efeitos de Ultimato.
Graças ao elemento viagem no tempo, Vingadores: Ultimato foi capaz de revisitar o passado da franquia e celebrar os filmes anteriores do MCU, algo que parece de fato uma conclusão para algo tão grande, e não apenas mais uma aventura.
Velozes e Furiosos 11 pode repetir essa fórmula com a ajuda de flashbacks, referenciando o legado de duas décadas.
A última parte de Velozes e Furiosos tem que ser o maior dentre todos os filmes, deve reunir todos os personagens possíveis da franquia para uma grande sequência final, algo que honre o tom da saga e encerre de forma grandiosa como merece.