A série de televisão pertencente a franquia japonesa dos Kamen Riders criada por Shotaro Ishinomori e pela Toei Company, Black Kamen Rider, foi exibida no Brasil pela extinta Rede Manchete no ano de 1991.
Originalmente em seu país, a série foi transmitida entre 1987 e 1988 e conta a história de Issamu Minami (Tetsuo Kurata), e seu irmão Nobuhiko Aikizuki, sendo escolhidos para se transformarem em homens gafanhotos.
A escolha dos dois se deu por terem nascidos em meio a um eclipse total do sol, e os Gorgom responsáveis pela mutação dos irmãos, estavam em busca de um sucessor do Grande Rei dos Gorgom. Issamu foi salvo por seu pai, antes que tivesse sua memória apagada, e manteve em seu corpo o King Stone, e se transformou em Black Kamen Rider.
Nobuhiko, acabou tendo sua memória apagada e se transformou em Shadow Moon, o Imperador Secular dos Gorgom e arqui-inimigo de Issamu, o Black Kamen Rider.
Issamu Minami passa então a enfrentar os Gorgom na esperança de salvar seu irmão, e livrar a Terra da escravidão almejada por eles.
Black Kamen Rider, ainda teve uma continuação direta com Kamen Rider Black RX!
1 – Em seu primeiro episódio Issamu Minami ao tentar escapar dos sarcedotes de Gorgom, se transforma pela primeira vez em uma forma bem diferente do que a que seria adotada no restante de toda a série. Esta forma é exatamente o visual mostrado no mangá a qual se baseou a série de Shotaro Ishinomori.
2 – O ator Tetsuo Kurata, interprete do herói Issamu Minami/Black Kamen Rider também era responsável por cantar o tema de abertura da série.
3 – Por questões financeiras, o último episódio de Black Kamen Rider de número 51, jamais foi exibido em nosso país pela TV. Os importadores acreditaram não ser favorável a compra de uma fita na época por apenas 1 episódio, já que normalmente eram trazidos dois episódios por fita.
4 – Black Kamen Rider voltou a participar de uma série da franquia em Kamen Rider Decade em 2009 nos episódios de número 26 e 27. Na ocasião, foram reunidos todos os Riders em uma grande luta contra Dai Shocker, uma organização do mal. O especial foi chamado de Kamen Rider Decade: Gekijouban! All Riders Vs. Dai Shocker.
5 – Em Kamen Rider Black RX, a continuação direta da série, não teve o retorno da moto Road Sector e até hoje os motivos são desconhecidos.
Battle Hopper – Patrol Hopper
Moto orgânica, foi construída para server aos Imperadores Seculares.
Road Sector – Lord Sector
Foi originalmente desenvolvida pelo engenheiro Yoiti Daemon, projetada para os Gorgom porém passa a ser de Black Kamen Rider no episódio 12 da série.
Relembre o embate entre Black Kamen Rider e o clássico vilão Shadow Moon
E para finalizar essa viagem no tempo com Kamen Rider, relembre um pouco do que foi a continuação de Black Kamen Rider com a música tema e algumas imagens de Kamen Rider Black RX: