Quando foi anunciado que Will Smith se juntou ao elenco de Esquadrão Suicida no papel do Pistoleiro, todos foram pegos de surpresa, pois Smith sempre fez uma carreira com papéis principais heróicos na maior parte de seus filmes.
Com seus 47 anos, ele disse que ficou atraído pelo papel porque queria trabalhar com o diretor David Ayer e o mais importante, por ser um personagem fora de qualquer regra e totalmente sem moral, diferente de tudo o que ele já tinha feito.
Smith declarou que inicialmente foi bem complicado para sua mente aceitar como é a cabeça de um assassino frio e mortal, mas Ayer, o diretor, foi capaz de ajudá-lo a compreender melhor o personagem e suas motivações.
Eu não poderia encontrar um modelo para entender o que faria alguém matar por dinheiro e sentir-se confortável com isso. David me ajudou dando um livro chamado The Anatomy of Motive escrito pelo autor John Douglas. O livro tenta mostrar um pouco da mente de assassinos em série. Isso foi muito importante para me ajudar a dar vida ao Pistoleiro.
O filme estreia no dia 05 de agosto.