Smallville fez uma série de grandes mudanças no Superman quando reinventou a história de origem do Homem de Aço. A série que antecede a história do Superman e que narrou dez anos da vida de Clark Kent, ofereceu sua própria interpretação da mitologia do herói na DC Comics. Ao longo de suas dez temporadas, Smallville encontrou espaço para quase todas as figuras importantes do universo do Homem de Aço, incluindo Lois Lane, General Zod, Apocalipse e muito mais.
Devido à natureza icônica da história do Superman, não é surpresa que a enredo de Clark em Smallville compartilhe alguns dos momentos mais importantes do material original. Como o personagem nas HQs, Clark se apaixonou por Lana Lang, sofreu com a trágica morte de seu pai adotivo, começou um romance com Lois Lane e, claro, formou uma rivalidade acalorada com Lex Luthor. É verdade que todos esses elementos dos quadrinhos do Superman foram incorporados à história de Smallville, mas isso não quer dizer que a série não tenha tomado grandes liberdades com o personagem. De fato, muito do que foi feito com Clark foram invenções da série. Aqui estão as seis maiores mudanças que Smallville fez na origem do Superman.
Uma mudança que definiu as primeiras quatro temporadas de Smallville está relacionada à sua chegada à Terra. No episódio piloto de Smallville, Clark cai na Terra em uma chuva de meteoros que devasta Smallville, matando os pais de Lana Lang e infectando secretamente inúmeras pessoas com poderes de Kryptonita. Tornar a chegada de Clark um evento que tocou tantas outras vidas de forma negativa teve um grande impacto nos primeiros anos de Clark. Por muito tempo, ele se sentiu responsável pela dor que pessoas como Lana experimentaram como resultado da chuva de meteoros. Essas foram dificuldades pelas quais a contraparte de Clark nas HQs nunca teve que passar, já que sua chegada não foi um desastre que afetou uma cidade inteira.
Talvez a diferença mais óbvia entre Smallville e outras histórias do Superman seja onde Lex se encaixa na equação. A série transformou os arquirrivais dos quadrinhos em melhores amigos para iniciar a série, com a expectativa de que se tornassem inimigos posteriormente. No final, foi exatamente isso que aconteceu, mas seguir nessa direção marcou uma mudança significativa nos quadrinhos. Essencialmente, Smallville fez de Clark uma grande parte da razão pela qual Lex se tornou mau.
A evolução de Lex para o vilão clássico foi motivada por vários fatores, um dos quais sendo as repetidas mentiras de Clark. Lex tinha um grande respeito por Clark e seus valores, mas se sentiu traído pela recusa de Clark em ser honesto com ele. Isso, combinado com sua vontade de cruzar os limites para obter as respostas que queria, contribuiu para o caminho que Lex finalmente tomou em Smallville.
Interpretada por Allison Mack, Chloe Sullivan começou como uma das amigas de escola de Clark, mas conforme a história avançava, ela evoluiu para muito mais. Depois de descobrir o segredo de Clark na 5ª temporada de Smallville, Chloe se tornou a confidente mais próxima de Clark, ajudando-o na maioria de suas aventuras daquele ponto em diante. Chloe, cuja importância para a história de Smallville culminou com ela se tornando oficialmente cânone na DC Comics, foi a única personagem (além de Clark) a aparecer em todas as dez temporadas. Ao considerar toda a ajuda e conselhos que ela forneceu, seria difícil argumentar que o Clark de Smallville ainda teria se tornado o Superman sem ela.
A segunda temporada de Smallville introduziu um conceito totalmente novo no mundo do Superman quando trouxe as Cavernas Kawatche, uma caverna subterrânea cheia de símbolos kryptonianos. A ideia de haver uma caverna sob Smallville com uma conexão com Krypton foi um grande desenvolvimento. Quanto à origem desses desenhos, foi explicado que uma pessoa do espaço sideral veio para a área centenas de anos atrás e fez amizade com uma tribo nativa americana. Obviamente um kryptoniano, esse personagem desconhecido previu inexplicavelmente a vinda do Superman e sua futura rivalidade com Lex Luthor. Quem quer que ele fosse, o que ele deixou para trás nas cavernas foi fundamental para a jornada de autodescoberta de Clark nas temporadas 2 e 3.
Com base na ideia de que a viagem de Clark à Terra era conhecida pelos kryptonianos séculos antes de sua destruição, Smallville revelou as Pedras do Poder na 4ª temporada. Depois de procurar as Pedras do Poder, Clark foi capaz de criar a Fortaleza da Solidão no final da 4ª temporada. Nos quadrinhos, ela nasceu de um cristal encontrado em sua nave espacial, enquanto na série, fazia parte de um plano pré-determinado pelos antigos kryptonianos. Algum tempo atrás, membros de sua raça vieram à Terra e esconderam as Pedras do Poder em vários locais, tudo com a intenção de que Clark eventualmente as encontrasse. Como eles sabiam sobre Clark não estava claro, mas parece que seu objetivo era ajudar o Clark de Tom Welling a cumprir seu destino.
Como os antigos kryptonianos, Jor-El também fez arranjos secretos para o futuro de Clark. Smallville deu uma reviravolta chocante em um episódio da terceira temporada, confirmando que Clark sendo criado pelos Kents não foi um acidente. Jonathan e Martha Kent apenas por acaso ir até a espaçonave acidentada de Clark há muito tempo são parte integrante da origem de Clark, mas Smallville seguiu um caminho diferente quando foi ao ar "Relic". No episódio, Clark descobriu que um jovem Jor-El visitou Smallville em 1961 e conheceu os pais de Jonathan. A gentileza deles durante o primeiro e único encontro aparentemente inspirou Jor-El a escolher sua família para criar Clark. A decisão deles foi revisitada na 7ª temporada de Smallville quando um flashback mostrou a mãe biológica de Clark, Lara, indo à Fazenda Kent para ver a casa em que Clark cresceria.
A introdução inicial de Lois Lane representa outro desvio notável do material de origem. Nas versões mais tradicionais da história do Superman, Clark conhece e se apaixona por Lois Lane quando se muda para Metrópolis e se torna repórter do Planeta Diário. Smallville mudou a fórmula enviando Lois para Smallville quando Clark ainda estava no ensino médio. Smallville adiou seu romance clássico por alguns anos, mas ainda viu os dois se envolverem romanticamente muito cedo. Isso levou Lois a descobrir os poderes de Clark antes que este pudesse se tornar o Superman. Então, no futuro de Clark depois de Smallville, Superman nunca teria que usar seu “repórter bem-educado”, disfarce para enganar Lois, dado que ela já saberia a verdade.
Smallville foi ao ar entre os anos de 2001 até 2011 com um total de dez temporadas, e está até hoje entre as favoritas dos fãs, ainda que haja criticas as várias mudanças feitas na série e a demora para que Clark enfim alçasse voo e se tornasse o Superman.